“Skate não é e nunca será esporte porque skate não é competição. Skate é uma forma de arte e uma espécie de cultura urbana que contesta a realidade, subverte a arquitetura e nos liberta do sofrimento dessa triste normalidade da existência. Ser skatista é como ser um super herói. Você deixa de ser normal quando anda de skate. Você se torna o seu melhor quando anda de skate porque você se contesta e se desafia. Você e só você é o seu maior desafio. Skate é uma prática de autoconhecimento que te leva à infinitas ramificações.” Luiz Postal – Old Dirty Skater e Pessoa-do-Caralho de Curitiba.
Cara da Tábua – Galeria de “Models” de “shape” de CWB
Este pequeno projeto traz a reunião de diversas imagens de “models” do pessoal de Curitiba. O que chamamos de “models” no ambiente do skate é o conjunto de forma, ou corte, do “shape” junto com a arte estampada na face inferior. Por tradição no “esporte” os skatistas, quando fazem parte de alguma equipe, ou representam alguma empresa do ramo do skate, tem seus próprios “models”, ou seja, definem exatamente como querem o recorte da madeira, e fazem, ou convidam algum artista para fazer, o projeto gráfico estampado. Esta é uma importante característica que revela uma vasta cultura, expressão e modo de viver por trás da atividade física ou competitiva. Muitas vezes a arte estampada no “shape” representa um ponto de vista político ou cultural, ou mesmo quando aparentemente não há significado concreto, reflete preferências estéticas do skatista. De qualquer forma, é uma maneira de skatistas profissionais e amadores se comunicarem com sua comunidade e com o mundo externo, para o qual o skate e sua cultura seguem como algo curioso, às vezes obscuro, marginal, talvez incompreensível.
Apreciem esta coleção digital, que tende a crescer, e talvez nunca chegue a seu fim por completo, e que estará sempre aberta a novos itens. Caso queira contribuir, entre em contato.
Contribuições:
Março.2022 – A história de Marcelo “Bisnaga” e seu model de shape. Ler Post sobre a colaboração.
Fevereiro.2021 – Cara-da-Tábua + Entrevista: Giulio Sertori – Artista, Skatista e Video Maker de Bérgamo IT, morador de Curitiba. Ler Post sobre a colaboração.
Outubro.2019 – Reinaldo “Aranha”, “everslick” e Mestre Miko, “dono” da Mattioli. Ler Post sobre a colaboração.
Agosto.2019 – José Selski – Acervo Eduardo Drop Dead. Ler Post sobre a colaboração.
Abril.2019 – Carlos José “Cajé” – Acervo pessoal de Felipe “Bico”. Ler Post sobre a colaboração.
Abril.2017 – Juliano Guimarães – Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Março.2017 – Cristian Barrera “Chileno” – Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Janeiro.2017 – Pepeu Prado. Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Setembro.2016 – Raphael Urso & Prego. Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Agosto.2016 – DJ BK12. Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Junho.2016 – Percy / Mundi. Acervo da loja. Ler Post sobre a colaboração.
Abril.2016 – Cristian Barrera “Chileno” – Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Abr.2016 – Cristiano Chorão e Marcelo Bacellar – Acervos pessoais. Ler Post sobre a colaboração.
Mar.2016 – Cristian Sapo – Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.
Fev.2016 – Valter Turkinho – Acervo pessoal. Ler Post sobre a colaboração.